O que é regime de competência?
O regime de competência é uma medida de contabilidade utilizada por empresas para registrar transações financeiras. Dessa forma, todo dinheiro que é circulado é registrado, independentemente se é entrada ou saída.
Essa documentação contribui para que as organizações tenham consciência de sua saúde financeira. Sabendo do fluxo de caixa, tanto quanto os proprietários ou gerentes podem tomar melhores decisões sobre o futuro de uma empresa.
No entanto, vale ressaltar que as transações devem ser registradas no período que são geradas, não quando o dinheiro é transferido.
Ou seja, se uma companhia presta determinado serviço em janeiro e ela recebe o pagamento no mês seguinte, a receita tem que ser registrada logo no acordo da contratação do trabalho. Nesse caso, a entrada do valor já seria registrada em janeiro.
Importância do regime de competência
Como dito anteriormente, o regime de competência nada mais é que um documento que otimiza a análise do desempenho financeiro de uma empresa. Dessa forma, uma de suas principais importâncias é refletir melhor a realidade econômica de uma organização, já que a prestação de contas é pelo serviço prestado.
Com essa otimização na documentação, é possível obter informações mais precisas sobre as receitas e despesas de determinada organização. Além disso, essa prática está conforme as normas contábeis, mantendo a legalidade e evitando problemas fiscais.
Outra importância do regime de competência é a facilidade para comparar o desempenho financeiro com o passar do tempo. Dessa forma, é possível saber o que deu certo ou errado no rendimento mensal da sua organização.
Consequentemente, com todas essas informações em mãos, é mais acessível tomar decisões de curto prazo, alinhando com expectativas financeiras e estratégias para que sua companhia atinja seus objetivos.
No entanto, apesar de ser essencial para qualquer organização, o regime de competência apresenta desvantagem tratando-se do resultado operacional, já que analisa o desempenho recente de uma empresa. Dessa forma, é quase impossível tomar decisões de médio e longo prazo analisando somente resultados recentes.
Por fim, outro ponto negativo dessa medida é que não é possível corrigir problemas anteriores. Ou seja, um déficit só fica evidente quando a prestação de contas do mês é realizada.
Contudo, apesar da falta de análise longínqua e controle prévio, o regime de competência é essencial para ter acesso às finanças da sua organização. Saber esses números é uma ótima maneira de organizar-se financeiramente, além de otimizar seus ganhos.
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