Qual a função do benchmarking?
Benchmarking é um processo de comparar e avaliar o desempenho de uma empresa. A ideia é identificar as melhores práticas e processos utilizados por organizações referências em determinado setor.
Dessa forma, o objetivo dessa prática é identificar oportunidades de melhoria e implementar mudanças para aumentar a eficiência do seu negócio.
O benchmarking pode ser realizado de maneira interna ou externa. Quando é realizado internamente, as empresas avaliam seu desempenho em diferentes áreas, como vendas, marketing, finanças e operações para identificar onde é possível melhorar.
Por outro lado, tratando do lado externo, a organização compara seu desempenho com outras companhias que atuam no mesmo nicho.
Dessa forma, o benchmarking atua como uma ferramenta para aumentar a competitividade das empresas, promover a inovação e a melhoria contínua.
Qual sua importância?
Como dito anteriormente, o benchmarking é uma ferramenta que pode contribuir com a melhora do desempenho de diversas empresas. Entre as maiores importâncias dessa prática são:
Oportunidades para melhorar:
Ao comparar o desempenho de sua empresa com outras, é possível identificar áreas em que sua organização pode melhorar e implementar mudanças para melhorar seus processos.
Melhores práticas de mercado:
O benchmarking permite identificar as melhores práticas de mercado; dessa forma, é possível aplicá-las nos processos da sua empresa. Isso ajuda a reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade do produto ou serviço.
Aprenda com os erros dos outros:
Após avaliar falhas de outras empresas, é possível aprender com erros dos outros e evitar repeti-los.
Inovação:
O benchmarking ajuda à identificação de novas ideias e tendências, além de promover a inovação e o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
Vantagens e desvantagens
Por fim, as principais vantagens do benchmarking é a possibilidade de conhecer e melhorar a produtividade da sua empresa. Além disso, também é viável estabelecer novas ideias e planos, resultando em maior engajamento e produtividade dos colaboradores.
No entanto, nem tudo são flores. Entre as desvantagens desta ferramenta é limitar a visão sob sua empresa. Consequentemente, o foco nos resultados e modus operandi de concorrentes pode comprometer o rendimento de funcionários, além da perda da identidade da sua organização.
Contudo, ao promover o benchmarking na sua companhia, sempre procure promover a confidencialidade, legalidade e reciprocidade. Manter novas ideias em “off” e escutar colegas é uma boa alternativa para estimular seus colegas para melhores resultados.
Quer aproveitar todas as oportunidades do mercado para tirar seus sonhos do papel? Fale com especialistas da Ouro Preto Investimentos e invista seu patrimônio de forma inteligente!