Você já ouviu falar das redes sociais financeiras? Conheça 3 delas
Saem de cena as tradicionais hashtags e memes e entram cotações de ações e moedas: assim é o universo das redes sociais voltadas ao mercado financeiro.
Um lugar próprio para fazer perguntas, compartilhar conhecimento e interagir com outros investidores, as redes sociais financeiras chegaram ao Brasil em 2019 e têm feito sucesso desde então. Algumas oferecem simuladores de operações na bolsa e outras permitem até mesmo que o usuário faça negociações no mercado financeiro direto da plataforma.
Conheça abaixo três redes sociais voltadas aos negócios:
Leadr
Lançada em abril de 2019, a Leadr é a rede social de investimentos do grupo XP. Com um molde semelhante ao do Twitter, a plataforma permite o compartilhamento de links e fotos como outras redes sociais, mas o destaque vai para as “moneytags”. Representadas pelo símbolo “$”, elas permitem o compartilhamento em tempo real de cotações de ações, moedas, criptomoedas e commodities.
Assim como em outras redes, o usuário recebe conteúdo de acordo com seus tópicos de interesse e com as publicações mais curtidas no dia. Uma funcionalidade interessante dentro da Leadr é um simulador de operações na bolsa e com criptomoedas em tempo real. O investidor pode ainda compartilhar sua carteira virtual dentro e fora da rede e visualizar a de outros usuários.
O objetivo da plataforma, que é gratuita, é integrar diferentes players do mercado financeiro, desde iniciantes a investidores experientes e grandes empresas do setor.
Vexter
Surgida a partir de uma parceria entre a fintech Vexter e a corretora Genial Investimentos, esta rede social possibilita a interação entre usuários e simulação de operações. Além disso, permite a negociação direta no mercado financeiro. A Vexter, lançada em abril de 2019, conecta-se a uma plataforma de operações desenvolvida pela Cedro Technologies e permite a negociação em tempo real, sem que o investidor precise deixar o site.
Assim como na Leadr, na Vexter os usuários trocam estratégias sobre investimentos. O diferencial dessa iniciativa está no chat para esclarecimento de dúvidas e o oferecimento de cursos e relatórios produzidos pelos profissionais da Genial.
O acesso à rede social é gratuito, porém as funcionalidades mais avançadas, como a operação em tempo real, requerem que o usuário possua uma conta na Genial Investimentos; análises e relatórios profissionais são liberados por meio de assinaturas mensais.
Olivia Social
Lançada em julho de 2020, a Olivia Social é um produto que nasceu motivado a partir das restrições sociais causadas pela pandemia da Covid-19. A rede, criada pela fintech de mesmo nome que ajuda os usuários a controlarem suas finanças com o apoio de inteligência artificial, foi uma demanda dos clientes. Eles passaram a recorrer ao atendimento em busca da solução de dúvidas financeiras e interação humana.
A ferramenta, que fica dentro do aplicativo Olivia, permite aos usuários o compartilhamento de informações sobre finanças e organização pessoal. O diferencial dessa rede é que as publicações são feitas de forma anônima para que, de acordo com os criadores, os usuários sintam-se mais confortáveis.
As publicações no feed são realizadas segundo categorias selecionadas pelo usuário que identificam seu conteúdo. Há ainda uma equipe de moderação e um algoritmo para barrar postagens ofensivas e fake news.