Qual a diferença entre wealth management e asset management?
Com produtos novos sendo lançados no mercado todos os dias, além do cenário econômico e transformação rápida, pode ser necessário contar com assessoria especializada para cuidar dos seus investimentos. As asset management e wealth management têm essa função, mas há diferenças no trabalho de cada uma delas.
Uma asset management nada mais é do que uma gestora de patrimônio financeiro. Por meio de fundos de investimento, por exemplo, elas investem o dinheiro de diferentes perfis de clientes de acordo com objetivos específicos.
Já as wealth management se ocupam da vida financeira de maneira mais holística. Isto é, os investimentos estão dentro do escopo de trabalho, que também inclui gerenciamento de imóveis, por exemplo, planejamento tributário e sucessório além de diversos tipos de consultorias. Além de atenderem pessoas físicas, as wealth também podem ajudar empresas.
Enquanto as asset management são remuneradas a partir de uma taxa de gestão, cobrada em relação ao total investido, o sistema das wealth management pode variar. Como ela conta com diferentes serviços financeiros, a cobrança pode incluir as consultas com planejadores.
Além disso, o wealth management tem a preocupação de não apenas manter, mas aumentar o nível de riqueza das famílias ao longo das gerações. Assim, há a preocupação com a sucessão patrimonial, atentando-se para questões legais.
Como escolher uma wealth management?
Apesar de serem associados, geralmente, a grandes patrimônios, os serviços de wealth management podem ser úteis para diversos perfis. Segundo o relatório Global Wealth Management Research Report de 2019, há quatro categorias principais de clientes, com patrimônio a partir de US$ 250 mil.
Como as equipes de wealth envolvem diversos profissionais, de gestores de investimentos até advogados, é importante conhecer o histórico de todos antes de escolher a instituição mais adequada para as suas necessidades.
Com a grande personalização da gestão e dos planos para a sua vida financeira, o acompanhamento e comunicação entre equipe e cliente devem ser constantes. Seja por meio de relatórios ou de reuniões, certifique-se de que o estilo de atendimento da wealth corresponde às suas necessidades e expectativas.