O que é um IPO?
Um IPO (Initial Public Offering, na sigla em inglês) é o processo de estreia de uma empresa na bolsa. Assim, ela se torna uma companhia de capital aberto, com papéis negociados diariamente. Mas, até isso acontecer, há uma série de etapas que os investidores podem acompanhar.
Antes de fazer um IPO, as companhias devem apresentar os balanços financeiros dos últimos três anos auditados por uma consultoria externa. É nessa fase de planejamento que as empresas definem como será a oferta: o volume da captação, a composição das ações oferecidas e mais.
A partir daí, acontece o roadshow, uma série de apresentações para agentes do mercado, como analistas e possíveis investidores. É o momento que os executivos da empresas têm para “vender” o IPO, sanando dúvidas e mostrando vantagens do investimento.
Só então a companhia pode efetivar seu registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e sua listagem na B3, a bolsa brasileira, informando em qual segmento irá ingressar (Nível 1, Nível 2, Novo Mercado, Bovespa Mais e Bovespa Mais Nível 2). Nessa etapa ocorre ainda a apresentação de seu prospecto, um documento que detalha os termos da oferta. A partir de então, o investidor pode participar da reserva do IPO, avisando quantas ações gostaria de comprar.
A partir desse interesse na reserva, há o bookbuilding, a construção da faixa de preço com o qual as ações serão negociadas no início. Com a demanda verificada na reserva, é possível ter noção do valor do papel. Por fim, há o primeiro dia de negociação na bolsa — que pode ser marcado por queda ou alta para o ativo.
Por que fazer um IPO?
Para uma companhia, fazer um IPO significa conviver com novas obrigações, perante o mercado e novos acionistas. Mas isso pode valer a pena, uma vez que o processo também traz novas possibilidades para levantar recursos e fazer investimentos em suas operações.
Além disso, entrar na bolsa de valores pode trazer ganhos para a imagem da companhia. Negociar seus papéis exige alta transparência e adequação a certos critérios de governança corporativa e, além disso, a empresa também tem exposição constante na imprensa especializada.